As 7 Cartas do Apocalipse – Esmirna

Carta para Igreja de Esmirna

 

Significado do nome: “Mirra”

Período: 100 a 313

Mensagem Profética: Restauração Através da Perseguição

Elogio e Advertência: “Tu És Rico” e “Sê Fiel Até a Morte”

Perseguição e Sofrimento

“A igreja havia se enfraquecido (Éfeso=Relaxamento) e naquele momento Satanás tentou devorá-la” – p. 113. Muitos santos do Senhor foram mártires nessa ocasião, causada pela implacável perseguição de Roma. Um exemplo foi Policarpo, um bisbo da igreja em Esmirna, que ao ser convidado a negar Jesus respondeu: “Não posso negá-Lo. Eu O tenho servido por oitenta e seis anos e em todos esses anos Ele nunca me tratou mal; como poderia eu negá-Lo por amor ao meu corpo?”. Após isto ele fora conduzido a fogueira.

Igreja Brasileira

Aqui precisamos nos atentar a um fato. A igreja em Éfeso aparentava saúde, porém perdera seu primeiro amor. Com este enfraquecimento espiritual (que não era visível), o Senhor permite que a igreja passe por perseguições para gerar um retorno ao caminho de retidão não só exterior, mas principalmente interior. Olhando ao nosso redor nas igrejas brasileiras, vemos muitas vezes um exterior saudável, porém , infelizmente, vemos vidas que não vivem na plenitude e dependência no Senhor. Resta uma pergunta: e se esta perseguição viesse sobre nós? Creio que a igreja despertaria de um sonho “lindo”, mas que não passa de um sonho. Deus permita que este não seja um mal necessário para nossa nação.

“que foi morto e reviveu” (Ap 2:8)

Quando o Senhor começa a carta se apresentando como “o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu”, percebemos o cuidado do Senhor para os que são seus. O Senhor deixa claro para os crentes de Esmirna que Ele também fora perseguido e que reviveu, mostrando para aqueles cristãos onde eles deviam ter sua esperança. Se trata de um “conforto” para os crentes em Esmirna, como Délcio Meireles diz em seu livro.

Judeus (Ap 2:9)

Pember, diz que os crentes de Esmirna muito provavelmente foram alvo de perguntas e afirmações de Satanás. “Há possibilidade de vocês estarem certos? O próprio povo escolhido faz oposição a vocês” seria uma delas. Isto porque muitos judeus estavam associados aqueles que perseguiam a igreja. Estes judeus tentam neste momento, com o pretexto de autoridade do Antigo Testamento, introduzir o clericalismo babilônico (nicolaítas?), valorizando o exterior. Em seguida, afirmam que apenas sacerdotes iniciados poderiam dar continuidade da maneira correta. Doutrinas como Santa Ceita e Batismo são convenientemente modificadas neste período.

O Sangue do Cristãos (Ap 2:10)

Ao longo destes duzentos anos de perseguições, muito sangue foi derramado e muitas vidas perdidas. A estratégia de Satanás a priori ia muito bem. Porém, a aparente pobreza, sempre foi riqueza, como o Senhor ressalta na carta no versículo 9. Uma frase citada no livro sobre este tempo diz: “O sangue dos cristãos era a sementeira do Evangelho”. Quanto mais crentes entregavam suas vidas, mais perdidos eram salvos. Se Satanás continuasse com as matanças, Roma inteira seria ganha para Cristo!

Conclusão

Nesta carta fica nítido o poder que há no Evangelho. Se Cristo não tivesse morrido não haveria vida em nós. Graças a Deus pelo sangue do nosso amado. Nós ocidentais devemos aprender a encarar a morte de outra maneira. Da mesma maneira que a morte de Cristo produziu vida, devemos seguir o exemplo, morrendo a cada dia para gerar vida, que muitas vezes são pessoas ganhas para o Senhor. Precisamos matar nossas vontades, se submetendo ao Senhor, se voltando as coisas que pertencem ao Seu reino! Não devemos temer a morte. Creio que se um crente tem medo da morte, algo está errado. Nossa esperança não é a de uma vida eterna? Se cremos de fato, não tememos.

Esmirna viveu um tempo difícil, porém o Senhor foi fiel e assim Ele é até hoje. Olhemos para nossos irmãos destes dias difíceis e nos espelhemos neles, para que tenhamos nossa confiança em nosso Senhor que é o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu!

Deus nos abençoe,

André Aneas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s