As 7 Cartas do Apocalipse – Pérgamo

Carta para Igreja de Pérgamo

Significado do nome: “Eis o Casamento”

Período: 313 a 590

Mensagem Profética: A União da Igreja e o Estado

Repreensão: A Doutrina de Balaão e dos Nicolaítas

 

“Torre” e o Casamento

Pérgamo representa profeticamente os cristãos no período de 313 a 590. Além de significar “Eis o Casamento”, pérgamo pode vir de purgos, que significa “Torre”. Alguns autores entendem que este significado aponta para construção tipo templos, que começam a aparecer no período de Constantino. Antes deste período, os cristãos não podiam se reunir neste tipo de lugar, pois com certeza seriam facilmente localizados e mortos. “Tudo indica que Constantino não experimentou realmente o novo nascimento. A tendência então seria imitar os sistemas pagãos com seus templos, sacerdotes e rituais. Particularmente creio que outro significado é mais apropriado para esse estágio profético da igreja: Pérgamo, o casamento da igreja com o estado”- p. 128.

 

Mudança de tática de Satanás – Ap 2.12

“O historiador Gibbon disse que se matassem todos os cristãos de Roma, a cidade tornar-se-ia desabitada” – W. Nee. Ao invés de continuar a matar os cristãos, o inimigo passou a se infiltrar no meio deles, se misturando. Roma, através do imperador Constantino, aceitou o cristianismo como religião oficial. “O resultado da igreja unida com o mundo é o que conhecemos como “cristandade” – p.129. “Cristandade” não tem nada a ver com igreja. Na “cristandade” existem milhares de pessoas que nunca foram regeneradas.

 

Alguma coincidência com a igreja atual? Infelizmente sim. Hoje em dia chega a ser complicado se “escandalizar” com qualquer coisa, de tanto que o mundo está misturado com a igreja. Sem dúvida esta não é a vontade do Senhor. Após entender o que estava ocorrendo neste período, quando olhamos para o versículo 12, veremos que o Senhor é Aquele que vem com uma espada para separar Sua igreja do sistema mundano de Satanás.

 

Remanescentes – Ap. 2.13

Pérgamo foi o uma cidade considerada o centro do paganismo e nesta época ainda possui muitas de suas raízes. Falar do Senhor em um local como este não era tarefa fácil, ainda mais com toda a mistura que estava ocorrendo na igreja do Senhor. No do versículo 13b, o Senhor fala de Antípas, que tem um nome cujo significado é contra (anti) tudo (pas). Contra tudo porque o erro estava generalizado! A situação de fato era séria e poderia ficar pior.

 

Doutrina de Balaão – Ap 2:14

Números 22 a 25, fala como Balaão usou de estratégias maléficas para levar o povo de Israel a pecar contra o Senhor. Nestas práticas estavam incluso culto idólatra com seduções físicas, convite a imoralidade e tudo o que o Senhor condena. “A igreja foi tentada a aceitar o poder mundano no lugar do poder de Deus. Os filhos do maligno (Mt 13:38) foram semeados no meio dos filhos do reino durante os tempos difíceis, quando não há tempo suficiente para se suspeitar da hipocrisia. Numa situação dessas os Nicolaítas encontrariam um terreno fértil para o seu crescimento” – p. 132.

 

Ressalto aqui a importância de entendermos como tudo isto que ocorrera fora feito de maneira progressiva. A coisa foi piorando. Devemos entender, que o mal deve sempre ser cortado pela raiz, não o deixando se alastrar. Discipulado, discernimento e principalmente a orientação do Espírito devem ser prioridade máxima na igreja do Senhor.

 

Doutrina dos Nicolaítas – Ap 2:15

Após a igreja de Éfeso ser elogiada pelo Senhor quanto ao ódio pelas obras dos Nicolaítas, em Pérgamo se percebe que estas mesmas “obras se tornaram uma doutrina ensinada e diluída”, como diz o autor do livro na página 132. Neste período a ideia de somente alguns serem chamados por Deus e os demais trabalharem secularmente começou a surgir com maior vigor. É a partir daqui que a igreja se organiza como uma comunidade terrena ou como qualquer empresa dos dias de hoje, que é governada por homens, passando a dependem do poder “intelectual, de nível social e financeiro” – p. 133.

 

Abro aqui um parênteses para deixar algo muito claro que se percebe nas escrituras: Deus é teocrata! A democracia não faz parte de nenhum ensino bíblico e tem suas origens na Grécia Antiga.

 

Chamada ao Arrependimento – Ap 2:16

Novamente o Senhor dá uma oportunidade ao arrependimento. “Ele é tardio ao se irar-Se, mas se não houver mudança, a Espada de dois gumes será aplicada” – p. 133.

 

Promessa aos vencedores – Ap 2:17

O Maná Escondido provavelmente faz referência ao maná incorruptível que foi colocado dentro do pote e depositado dentro da Arca da Aliança, conforme registrado em Êxodo 16:33-34. “Ele representa, talvez, o sustento do corpo ressurreto, guardado e reservado para aqueles que, durante a peregrinação aqui se abstiveram das coisas sacrificadas aos ídolos e recusaram mudar os caminhos de Deus com o fim de agradar o mundo e obter coisas boas”- G. H. Pember.

 

Conclusão

“Precisamos rejeitar tudo (Anti+Pas) que seja contrário a Cristo, como a doutrina de Balaão e a dos Nicolaítas: idolatria e prostituição (Balaão) e separação dos crentes em clérigos e leigos (Nicolaítas)” – p. 136. Os crentes devem seguir o exemplo de Antipas (v. 13b), por mais que as consequência sejam difíceis. Isto hoje poderá resultar em perseguição dentro da igreja, mas não tenho dúvidas que os frutos de sermos cristãos genuínos aparecerão e contagiarão outros irmãos. Vale a pena viver pela Palavra de Deus e vale a pena morrer por ela!

 

Oro para que a igreja desperte e perceba o perigo que a tolerância as práticas contrárias a Deus causam no corpo. No próximo post veremos consequências desta tolerância e quanto o corpo de Cristo foi afetado e sofre as consequência até hoje em dia. Creio que temos um Deus que está no controle. Creio também que como crentes em Cristo devemos sempre nos posicionar, independente das consequências desta posição.

 

 

Deus nos abençoe,

André Aneas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s