As 7 Cartas do Apocalipse – Tiatira

Carta para Igreja de Tiatira

Significado do nome: “Incenso Contínuo“

Período: 590 a 1517

Mensagem Profética: Sistema Católico Romano

Repreensão: A Profetiza Jezabel e As Coisas Profundas de Satanás

 

As quatro últimas igrejas

“As 7 igrejas são divididas em 3 e 4. 3 simbolizando a Trindade e 4 simbolizando a Criação. Ele encontrará na terra os quatro últimos estágios da igreja vivendo paralelamente” – p. 139.

Nas três primeiras igrejas que tratamos até aqui, o Espírito Santo sempre inclui o convite para ouvir o que o Espírito diz às igrejas antes da promessa aos vencedores. Segundo Délcio Meirelles (autor de Cristo Entronizado), até a terceira igreja (antes de 590) havia possibilidade de restauração para toda igreja. Daqui em diante, as 4 igrejas, ou melhor, os períodos profeticamente representados, terão no final das cartas primeiro a promessa aos vencedores e em seguida o convite para ouvir o Espírito, indicando que não há possibilidade para uma restauração total da igreja e que de fato a situação das três primeiras igrejas (Trindade) foi alterada.

 

Incenso contínuo

Watchman Nee entende que o significado para o nome Tiatira é “Incenso Contínuo”. A igreja de Tiatira representa o Catolicismo Romano. Pember entende que a cerimônia principal no Catolicismo é a missa, em que a hóstia é transformada no verdadeiro corpo e sangue de Cristo. Ou seja, Cristo seria sacrificado várias vezes e não somente uma. “A Palavra de Deus declara que o sacrifício de Cristo na cruz foi uma vez e para sempre” – p. 140. Com este contínuo sacrifício, se pode entender melhor o porquê de Tiatira (incenso contínuo).

 

Jesus, o Filho de Deus – Ap 2:18

O fato de Jesus se apresentar como “o Filho de Deus” indica uma repreensão ao desprezo que a igreja católica lhe dedica, colocando Maria acima do Filho. “Ela não é ‘filha de Deus’ como Jesus é; ela não pode ser ‘a mãe de Deus’ porque quando Jesus nasceu ela já existia neste mundo como uma mulher comum” – p. 141. Neste mesmo versículo Jesus também se apresenta tendo olhos de fogo e pés semelhante a latão reluzente, indicando que Ele sabe em profundidade o que Tiatira tem de errado e que irá julgar as práticas da igreja. “O bronze (ou latão) na Bíblia representa julgamento” – 142.

 

“Conheço as tuas obras”- Ap 2:19

“O Senhor reconhece que há realidade na Igreja Católica Romana. Madame Guyon, (John) Teuler e Fenelon estavam todos na Igreja Católica Romana e podemos mencionar ainda muitos dos melhores nomes. Na verdade há muitos na Igreja Católica Romana que conhecem o Senhor. Nunca pense que não há nenhum salvo na Igreja Católica Romana. O Senhor ainda tem seu povo ali; disso devemos estar bem certos diante do Senhor” (W. Nee, Ortodoxia da Igraja, pg 48) – p. 143 do livro de Délcio Meirelles.

 

Jezabel de Tiatira – Ap. 2:20

Da mesma maneira que nos tempo de Elias, neste período existe também uma mulher que atua da mesma forma maléfica em Tiatira. Jezabel se dizia ser quem não era e ensinava “os servos do Senhor a se prostituírem e a comerem coisa sacrificadas aos ídolos”(Ap 2:20). Todos os problemas causados por ela no Velho Testamento são aplicáveis aqui. Além disso, as seduções são iguais as de Balaão, encontradas na igreja de Pérgamo (declínio da igreja). Neste período os crentes de Tiatira viviam cercados de práticas pagãs, como idolatria e imoralidade, e era isso que Jezabel disseminava no meio da igreja.

 

O que é muito importante nos atentarmos no texto é que ao repreender a igreja Jesus diz que tem contra Tiatira o fato dela tolerar Jezabel. O Senhor nos diz claramente que a postura esperada da igreja era de intolerância às práticas que estavam acontecendo ali. A intolerância ao pecado deve ser uma realidade na igreja hoje! Ao continuar a leitura vemos consequências graves para este tipos de pecado. A santidade de fato é um assunto que a igreja contemporânea não gosta de tocar. Mas servimos a Deus (que fala deste assunto claramente) ou a homens (que gostam de massagear o ego dos crentes)? O que escandaliza na igreja não deve ser o barulho, as manifestações do Espírito Santo ou o irmão do lado que da “glória a Deus” alto, mas sim pecado escondido e tolerado.

 

“Aos demais…” – Ap 2:24

Aqui o Senhor passa a falar com o remanescente que não se contaminaram com a doutrina de Jezabel. Creio que existe um espírito maligno que atua com as características de Jezabel. É plenamente possível ler a carta e existirem crentes que se encontram tanto entre os “demais” como entre os que estão “aprendendo” e  praticando o que Jezabel ensina.

No final do versículo, o Senhor incentiva os “demais” a se manterem firmes naquilo que eles tem, até que Ele venha. Vale ressaltar que as últimas quatro cartas são para igrejas que permanecerão até a volta do Senhor. Dai o motivo do “até que eu venha” no final do versículo 25.

 

Conclusão

Irmãos, a tolerância as práticas pecaminosas, incentivadas claramente por Satanás através de Jezabel, levou a igreja a cometer um de seus maiores erros. A Igreja Católica Romana existe até hoje e a mistura do que é sagrado com o que é pagão permanece, quem não é autoridade acaba sendo (como Jezabel, que mandava e desmandava em Acabe) e o que é errado não é mais tão grave assim, passando a ser tolerado. Infelizmente esta realidade se estendeu a muitas igrejas que não respondem à Roma oficialmente.

Concluo este post deixando claro a todos que não podemos nos enganar: devemos sim ser radicais! Ser crente em Cristo é ser radicalmente contra aquilo que não faz parte do Reino de Deus. É Reino de Deus e não nosso! Ou servimos a Deus ou a nós mesmo. Você goste ou não (e serve para mim também), é ser 8 ou 80. Não fique em cima do muro, pois o muro é do diabo.

Sejamos “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância” – I Pe 1:14.

 

Deus abençoe sua vida em nome de Jesus!

 

André Aneas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s