O Bastão da Sã Doutrina – Segunda Carta de Paulo à Timóteo, capítulo 4

Após o Senhor ter me levado a meditar neste texto, comecei a tentar compreender o Apóstolo Paulo. Um homem que sentiu na pela o poder do Senhor. O poder de um novo nascimento, em que um assassino de cristãos passa a ser um Apóstolo de Cristo. Esta carta de II Timóteo foi a última carta escrita antes de seu martírio. Paulo estava preso, prestes a morrer. Mais do que isto, através da leitura de toda a carta e das demais, fica evidenciada a solidão que Paulo enfrentava. Na Ásia todos o abandonaram (II Tim 1:15), negando o verdadeiro evangelho. Outros ele mesmo entregou a Satanás, pois o afastamento fora única alternativa de gerar arrependimento nestas vidas.

Pensando nesta situação imagino eu que Paulo se encontrava em uma posição de muita preocupação, pois para um homem que dizia “sofrer as dores de um parto” em relação aos seus filhos na fé, se encontrar em uma situação um tanto só e prestes a morrer não seria algo fácil. O imperador Nero estava querendo aniquilar o cristianismo nesta época. Esta situação se agravava muito, pois além da preocupação, o Senhor lhe deu todo discernimento e entendimento para ele compreender que os tempos que estariam chegando seriam piores. Talvez Paulo em sua humanidade não tivesse a total percepção daquilo que o Espírito o inspirara a escrever a Timóteo. Talvez Paulo cresse que tudo aquilo era para seus dias, sua geração. Não seria uma mentira, mas sem dúvida a situação que a igreja se encontra hoje é a plenitude do conteúdo de II Timóteo 4:1-5.

Em todo seu zelo pelo que lhe foi revelado e na situação que se encontrava, Paulo vê em Timóteo alguém com que ele pode contar. Timóteo era inapto à responsabilidade que estava sendo exigida dele, porém, inapto a olhos humanos. Com olhos espirituais, Paulo enxerga em Timóteo alguém para passar o bastão, alguém com uma fé não fingida, ao contrário de seus amigos que o abandonaram ou que ele entregou a Satanás por negarem a fé. Timóteo era um jovem. Talvez, muitos torceriam o nariz para ele. Mas creio que da mesma maneira que Deus viu em Davi, em Daniel e em Samuel algo diferente, Deus viu em Timóteo algo que é independente de idade, mas sim de uma fé não fingida, como Paulo menciona.

Esta série de estudos contemplarão mais 5 posts, cada um detalhando um versículo dos 5 primeiros do capítulo 4 de II Timóteo.

Deus abençoe a sua vida!

André Aneas

Para ouvir a pregação desta mensagem acesse o link abaixo:

O Bastão da Sã Doutrina – Pregação

Ou ouça o áudio:

https://andreaneas.files.wordpress.com/2011/07/o-bastc3a3o-da-sc3a3-doutrina.mp3

Ou faça o download:

O Bastão da Sã Doutrina (download – clicar com o botão direito e em ‘salvar link como’)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s