O Bastão da Sã Doutrina – II Tim 4:2

Versículo 2

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

Paulo exorta Timóteo a pregar a Palavra, a verdade. Após ler a carta em sua totalidade, se percebe que Timóteo tinha um chamado genuíno para ser usado no aperfeiçoamento dos santos, conforme Efésios 4:12 . Através de profecias acerca do chamado de seu chamado e seu dom, que fora dado por imposição de mãos de Paulo, o jovem já possui certeza do seu chamado. Mas Paulo percebendo os dias que viriam e as possíveis tentações que o jovem poderia sofrer, insiste de maneira desesperada para que ele pregue, e mais do que isto, para que ele esteja preparado a tempo e fora de tempo. Ou seja, em todos os momentos.

Seja quando estamos impulsionado (motivados) ou não, quando nosso discurso é ouvido ou não, quando é oportuno ou não, se é aceito ou não. Irmãos, não há tempo para descansar. Em qualquer lugar que você esteja é desejo do Senhor encontrar verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade. Pessoas prontas para levar o poder de Deus! A situação é de extrema criticidade, a ponto de estarmos atentos como um militar em seu posto. Não estamos em um parque de diversão, mas em um campo de batalha. Devemos ter o foco em nossa tarefa de salgar a terra.

Admoestar, repreender e exortar. Em uma igreja contemporânea, em que só existe espaço para graça e misericórdia, o verdadeiro significado do amor é deturpado. Como podemos ver bondade em um Deus que repreende e castiga a quem Ele ama? Onde está a bondade nesta VERDADE? Irmãos, independente de mim e você, Deus não muda e Ele sabe do que nós precisamos. Graça e misericórdia com certeza, mas abusar da graça e da misericórdia? Jamais! Precisamos ser repreendidos, censurados e encorajados a viver uma vida reta, santa e justa, regida por todos os princípios daquele que nos chamou.

Através desta instrução é que a igreja chega ao arrependimento e persevera até o fim. Todo aquele que perseverar até o fim será salvo. Por isso a importância de desnudarmos o pecado, censurando-o e encorajando os irmãos.

Tudo isto com paciência e doutrina. Paciência em perseverar na repreensão, censura e exortação, pois seremos tentados a deixar isto de lado, e lançar palavras mais “lights” e moderadas. Excluindo a realidade do evangelho.

André

Para ouvir a pregação desta mensagem acesse o link abaixo:

 

O Bastão da Sã Doutrina – Pregação

Ou ouça o áudio:

https://andreaneas.files.wordpress.com/2011/07/o-bastc3a3o-da-sc3a3-doutrina.mp3

Ou faça o download:

O Bastão da Sã Doutrina (download – clicar com o botão direito e em ‘salvar link como’)

Anúncios

Um pensamento sobre “O Bastão da Sã Doutrina – II Tim 4:2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s