O Bastão da Sã Doutrina – II Tim 4:3

Versículo 3

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências

O “porque” no início do texto se refere a justificativa pela qual Timóteo deve seguir o que Paulo está dizendo. Os santos precisão do que foi dito anteriormente para perseverarem até o fim. Tudo isto é necessário, pois no momento em que os dias maus chegarem, tudo isto fará falta.

Vivemos em tempos estranhos. Tempos em que não sabemos localizar onde está Sodoma e Gomorra. Tempos em que os princípios do Senhor estão deturpados de tal maneira, que fica difícil identificar a origem do problema. Claro que como crentes na revelação bíblica, sabemos que parte da resposta está no adversário de Deus, o diabo. O príncipe deste mundo deturpou muita coisa, graças a legalidade do pecado. O pecado levou o homem a se distanciar de Deus de modo que os princípios divinos foram substituídos. Ao invés de Deus ditar as leis, os homens foram ao encontro de filósofos, escritores, roteiristas, grandes personalidades…

Ninguém mais sabe o que é certo e errado, pois cada um tem o seu. O certo e errado são relativos. Este fato não me espanta em nada se penso no mundo que jaz o maligno. O problema é que ao olhar a igreja vejo esta realidade imperando também. Não é a toa que existem tantas denominações por ai. “Temos de ser tolerantes!” é o que dizem. Tolerância está na moda. Porém, pecado é pecado. O que é de Deus é de Deus e o que não é, não é. Ele é imutável.

A coceira nos ouvidos pode ser também representada por uma coceira nas costas. Sempre que a temos, pedimos para alguém coçar para nós. A coceira é saciada no momento em que as pessoas encontram alguém para coçar. Hoje em dia primeiro se decide o que quer ouvir (o mestre), em seguida se ouve. As pessoas querem que seus prazeres sejam saciados e de maneira nenhuma anseiam por ouvir uma palavra que traga desconforto e uma real necessidade de mudança.

O Senhor quer deixar claro que existe certo e errado. Que existe uma verdadeira sã doutrina, uma doutrina sadia. Paulo em suas cartas, inspirado pelo Senhor, tratou dos mais diversificados assuntos, da mesma maneira que outros homens de Deus. Comportamento! Formas de conduta. O Senhor é Deus de princípios. A sã doutrina “são ensinamentos com relação a família, casamento, finanças, mentira, perdão entre outros. São as orientações básicas contidas no ‘manual do proprietário’ (Bíblia) para todo aquele que quiser viver segundo os princípios de Deus” – Ismar. Propósito: mudança de vida, ensino, agindo na maneira de viver. Ela gera em nós uma base sólida para corrermos a corrida em direção à Cristo, nos dando o caminho certo.

A verdade é que a verdade dói. E a questão aqui não o jeito que se fala. A questão aqui não é quem fala. O que estamos falando é da verdade.

Como a igreja quer caminhar? Vivendo na integridade dos caminhos do Senhor? Então gostaria de lhe dizer que cada um de nós fazemos parte deste processo. Devemos zelar pela integridade do evangelho. Somos corpo e não podemos ficar inertes a falha de algum irmão. Pois se isto acontecer, estaremos deixando de amar. Estaremos deixando de lado o viver a palavra transformadora de Deus. Não podemos deixar de anunciar o verdadeiro evangelho e repugnar este que é desagradável ao paladar e sem efeito algum.

André Aneas

Para ouvir a pregação desta mensagem acesse o link abaixo:

 

O Bastão da Sã Doutrina – Pregação

Ou ouça o áudio:

https://andreaneas.files.wordpress.com/2011/07/o-bastc3a3o-da-sc3a3-doutrina.mp3

Ou faça o download:

O Bastão da Sã Doutrina (download – clicar com o botão direito e em ‘salvar link como’)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s