Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? – João 6:67
Desde quando li os versículos do capítulo 6 do evangelho de João fiquei espantado com a atitude de Jesus e dos 12 discípulos. Naquele contexto a moda era seguir a Cristo pelos sinais que Ele fazia. Porém, nos versículos deste capítulo acontece algo que se torna divisor de águas entre os discípulos. Jesus começa a revelar quem Ele realmente é e qual o seu propósito aqui na terra. Jesus aqui passa a revelar o REAL SENTIDO DO EVANGELHO.
As palavras de Jesus no versículo 51, dizendo que quem comer da Sua carne viverá eternamente, torna o “clima” bem complicado entre os ouvintes. Quando Ele revela que é o Pão que desceu do céu e que temos de comer de sua carne e beber do seu sangue, o assunto se torna desagradável (v. 60). Chegando ao ponto de dizerem “Duro é este discurso; quem o pode ouvir?”. Em seguida é relatado que muitos dos DISCÍPULOS abandonaram Jesus (v. 66). Os únicos que restaram foram os 12.
Não é difícil de imaginar que SE esta situação ocorresse na igreja hoje, muito provavelmente, eventos, programações diferenciadas e bajulações poderiam ser usadas como “ferramentas” para atrair as pessoas de volta. E é bastante provável que haveria uma “paparicação” dos 12 restantes, para não perdê-los também.
Mas Jesus está completamente fora de moda e não segue qualquer tendências humana.
Jesus pergunta aos 12 no versículo 67: “Vocês não querem ir embora com os outros?”.
Jesus sequer se dirige para os que o abandonam, não mudando em nada seu discurso. E ainda por cima pergunta aos 12 se não querem ir com os demais…
[confira esta série de posts sobre o tema: “Ser Crente Está na Moda?”]
1/6 – Modas e Tendências [Ser Crente Está na Moda?]
2/6 – O Que Está na Moda? [Ser Crente Está na Moda?]
André Aneas
Pois é André, isso mostra de fato o q queremos com Jesus. Qtos dos crentes hj seguiriam a Jesus e Ele não mais respondesse suas orações de petição? Se Ele não mais curasse? Se Ele não mais aliviasse o sofrimento? Creio que restariam apenas pouquissimos. Ouvir a Jesus é ouvir o q precisamos ouvir e não o que queremos ouvir. Se confiamos, ouviremos ainda que não seja agradável. Se selecionamos o que ouvir dEle, então na vdd não passamos de fraude. filhos bastardos como diz Hebreus. O evangelho é da graça? Sim. Mas não é para qualquer um, e sim para os que realmente entendem q necessitam dela (a graça).
PR.Naoki
Pingback: Quem Queremos Ser? [Ser Crente Está na Moda?] | André Aneas' Blog
Pingback: Ser Crente Está Fora de Moda! [Ser Crente Está na Moda?] | André Aneas' Blog
Pingback: Conclusão [Ser Crente Está na Moda?] | André Aneas' Blog