Introdução: nós e o propósito da Igreja [Cristãos Imprevisíveis]

propósitoMuito se tem discutido sobre o papel da igreja na sociedade. E, infelizmente, a resposta sobre qual é o exato papel da igreja é mais diversificada do que se imagina. Alguns vão dizer que o papel da igreja é fazer obras sociais. Outros vão falar que é anunciar Cristo puro e simplesmente. Outros vão dizer que são “missões”, pois se não tiver “missões” não é igreja. Outros vão dizer que são “missões urbanas”. Outros que são missões para países não alcançados. Alguns vão dizer que todos já estão predestinados e, portanto, temos que pregar para todos com o objetivo dos predestinados descobrirem que são predestinados. Outros vão dizer que a igreja deve pregar o evangelho para que o mundo possa fazer uma escolha. Infelizmente, deve haver aqueles que acreditam que a igreja tem como propósito ser próspera em bens materiais. Antigamente houve quem achasse que igreja e Estado tinham tudo a ver e, consequentemente, o papel da igreja foi –  e, em alguns casos, ainda é – político, muitas vezes se tornando empresas-igrejas. Além disso, no meio teológico existe uma preocupação sobre quais perguntas as pessoas estão fazendo e quais respostas precisamos dar à elas. Muitos dizem, portanto, que este é o propósito da igreja, fazer uma leitura social para buscar respostas condizentes com as perguntas que estão sendo feitas e, no meio das respostas, anunciar o Evangelho. Hoje em dia, já não é novidade também a quantidade elevada de cristãos que não frequentam igrejas. Para eles, estar reunidos com pessoas em “igrejas” não é o papel da igreja propriamente dito. Enfim, a variedade de opções para se definir qual o papel da igreja é grande e poderíamos discutir por longas horas e dias, o que é certo, o que é bíblico ou o que é sistematicamente mais correto.

Certamente cada um destes exemplos que citei tem sua relevância. Talvez o papel da igreja na sociedade seja uma junção de todos os exemplos e mais outros, talvez não. Talvez seja uma mescla de alguns. Mas não tenho a intenção de discutir cada uma destas ideias neste momento.

Para se falar sobre o propósito da igreja na sociedade, primeiramente precisamos entender quem é a igreja. Existe uma frase que muitas vezes é usada: “a igreja somos nós e não prédios ou templos”. Esta é uma verdade. O que faz a igreja ser igreja somos nós, que um dia nos entregamos ao Senhor, fomos salvos pela sua graça maravilhosa e nos convertemos. Entendo que para saber o propósito da igreja na sociedade, em primeiro lugar, tenho de saber quem eu sou. Afinal, eu sou parte da igreja. E, se é verdade que a igreja somos nós, é MUITO relevante saber quem você como cristão deve ser (ou deveria ser) para que a igreja, através de nós, que somos ela, cumpra seu papel da maneira como Cristo deseja. E isto é muito importante, da maneira como Ele deseja, pois a igreja tem dono.

Algo que precisa ficar claro é que teoria muitas vezes não tem a ver com a prática. Acredito que por isso o Senhor me orientou a meditar sobre a vida de Elias, mais especificamente sobre o ocorrido no monte Carmelo…

André Anéas

[acompanhe esta série de posts sobre Cristãos Imprevisíveis]

Acesse o link original desta pregação:

Cristãos Imprevisíveis

Ouça o audio:

Faça o download:

Cristãos Imprevisíveis – (download – clicar com o botão direito e em ‘salvar link como’)

Anúncios

7 pensamentos sobre “Introdução: nós e o propósito da Igreja [Cristãos Imprevisíveis]

  1. Pingback: Contexto e história de Elias no monte Carmelo [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  2. Pingback: Teoria x Prática [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  3. Pingback: Igreja é para os de fora! [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  4. Pingback: E dentro da Igreja?[Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  5. Pingback: Espírito Santo [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  6. Pingback: Resistência [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  7. Pingback: Conclusão [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s