Teoria x Prática [Cristãos Imprevisíveis]

teoria versus prática

Nós como igreja, pessoas que formam o Corpo de Cristo, devemos nos auto examinar e verificar em nossas vidas se o que professamos que somos está na teoria ou de fato estamos praticando. Mais ainda, se praticamos, praticamos por completo ou separamos aquilo que nos convém de uma forma ou de outra.

Olhando para situação do monte Carmelo, quantos de nós naquele mesma situação não estaríamos como os profetas escondidos? E não digo isso apenas pensando em covardia ou amedrontamento da situação que poderíamos nos colocar. Mas sim de maneira deliberada. Raciocinando da seguinte maneira: “eu creio em Deus, sou servo do SENHOR, mas será necessário realmente correr o risco de ser morto?” ou então “seria sábio agir de uma maneira tola e me colocar em uma situação tão perigosa e me expor desta maneira?” ou ainda “será necessário ser tão radical, ‘fanático’ assim?”. Estas são perguntas que de maneira consciente ou inconsciente poderia passar por nossas cabeças. É fácil para muitos integrantes da igreja raciocinar desta maneira. É fácil e comum ver crentes que raciocinam desta maneira. E mesmo com este tipo de raciocínio a consciência não os acusa, pelo contrário, acreditam que ao vir a igreja de domingo, ouvir a palavra, de vez em quando falar do evangelho para alguém, de vez em quando orar um pouco mais que o normal, de vez em quando adorar a Deus de maneira mais intensa, de vez em quando parar e refletir quem é o SENHOR, de vez em quando se lembrar daquilo que Ele fez, de vez em quando acordar pela manhã e o primeiro pensamento ser Ele, de vez em quando se preocupar com uma vida de santidade, de vez em quando se lembrar da necessidade de ser uma boa testemunha de Cristo aqui na terra, de vez em quando chegar em casa e orar com sua família, de vez em quando investir tempo para falar das coisas do Reino de Deus em casa com os filhos, de vez em quando se lembrar que durante a semana ainda é preciso ter uma postura semelhante da que eu tenho na “igreja” de domingo, de vez em quando me dar conta que o Espírito Santo habita em mim e que Ele está em mim, seja na escola, na faculdade, em casa, no metrô, no carro, na rua, em um restaurante e por que não até mesmo na “igreja” ao domingo.

Teoria e prática podem não ter muito a ver. E não estou falando somente para crentes desviados ou que a chama do Espírito Santo está prestes a acabar, mas sim para muitos dos que acham que está tudo bem. Fazem tudo conforme o esperado, tudo acontece conforme tem de acontecer segundo a vontade deles e não de Deus. Crentes totalmente previsíveis e muito diferentes de Elias e também de Daniel, Moisés, Josué, Isaías, Pedro, João e do próprio Senhor Jesus.

A pergunta que fica é esta: será que crentes assim, previsíveis e “normais”, cumprem o papel da gloriosa igreja do Senhor? Será que a igreja do Deus Todo-Poderoso está refletida através da sua vida, que é igreja?

André Anéas

[acompanhe esta série de posts sobre Cristãos Imprevisíveis]

1/9 – Introdução: nós e o propósito da Igreja [Cristãos Imprevisíveis]

2/9 – Contexto e história de Elias no monte Carmelo [Cristãos Imprevisíveis]

3/9 – Elias: profeta imprevisível [Cristãos Imprevisíveis]

Acesse o link original desta pregação:

Cristãos Imprevisíveis

Ouça o audio:

Faça o download:

Cristãos Imprevisíveis – (download – clicar com o botão direito e em ‘salvar link como’)

Publicidade

5 pensamentos sobre “Teoria x Prática [Cristãos Imprevisíveis]

  1. Pingback: Igreja é para os de fora! [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  2. Pingback: E dentro da Igreja?[Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  3. Pingback: Espírito Santo [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  4. Pingback: Resistência [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

  5. Pingback: Conclusão [Cristãos Imprevisíveis] | André Anéas' Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s