O Maligno [Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

maligno

Em primeiro lugar, gostaria de refletir sobre quem é o Maligno. Quando penso no diabo, sempre me lembro dele diante de Deus argumentando sobre a vida de Jó (capítulo 1). A fúria de Satanás contra nossas vidas é fruto de sua queda, pois o orgulho que o fez desejar ser igual a Deus o arruinou e o fez possuído de um desejo incontrolável de evidenciar e denunciar nosso erro, de nos acusar. Ou seja, a mente de Satanás pensa da seguinte forma: “Tire dele o que ele possui, seus bens, sua saúde, sua família, e verás que ele se tornará como eu, pois ele apenas te teme pois está ‘tudo bem’…”. Inveja. Ou então, ao contrário, ele nos fornece tudo o que há no mundo para nos esquecermos de Deus. Estratégia. Não importa a forma, a lógica, o tipo de cilada, ele quer nos pegar! Existe uma obsessão do Maligno em nos tentar, nos derrubar, nos envergonhar e nos acusar, como se ele quisesse que falhássemos como ele falhou. Entretanto, nós temos o privilégio de desfrutar do perdão, o que os anjos não experimentam. Somos falhos, mas podemos ser perdoados. E Deus nos perdoa! E isto com certeza o deixa furioso!

O diabo procura durante toda a história da humanidade influenciá-la ao erro e para o afastamento de Deus e da verdade sobre a nossa condição de pecadores. Ele tem total consciência do destino eterno das pessoas e dele próprio. Ele tem o senso de urgência e prioridade em seus afazeres. Enquanto nós não damos atenção para realidade do céu e do inferno, negligenciando a Palavra de Deus muitas vezes, Satanás procura levar o máximo de pessoas para o engano, em virtude de seu ódio do ser humano passível de perdão. Ele não descansa! O desejo dele é mostrar o quão semelhantes a ele somos, distorcendo nossa condição original: imagem e semelhança de Deus. Portanto, ele tenta usurpar a glória de Deus para ele. Mesmo sabendo que ele não será perdoado, tem sua fúria satisfeita em contribuir para que nós, seres humanos, nos tornemos à sua imagem rebelde e pecaminosa, cuja origem se dá desde o princípio (1 João 3:8).

(Digo contribuir pois temos “culpa no cartório”. Ele contribui, e muito, mas a decisão de ceder a ele é nossa. Nós escolhemos o mal e temos condição fazê-lo, inclusive, sem a influência de Satanás).

1 João 5:19 nos revela que o mundo em que vivemos está sob o poder do Maligno. Isto porque o homem, a raça, negligenciou seu papel na criação e se rendeu ao “banquete” de engano oferecido pelo diabo. Houve uma transferência de autoridade do homem para o diabo. Desde o Éden, Satanás com suas ciladas procura enganar o homem. A vitória que os jovens tiveram contra o Maligno em 1 João 2:14c se deu neste mundo em que “jaz o Maligno”. Da mesma maneira, para sermos vitoriosos contra o Maligno, precisamos entender que a guerra acontece aqui, neste mundo. Daí a importância de entendermos os versículos 15-17 de 1 João 2. Ali conseguiremos entender a maneira como devemos viver aqui para sermos vitoriosos contra “este mundo tenebroso”!

(Vale ressaltar que toda a terra em última instância pertence a Deus (Salmo 24:1). O poder que Satanás tem sobre a terra é temporal, não eterno).

André Anéas

[acompanhe esta série de posts sobre Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

1/7 – Introdução – Urgência e Prioridade: Eternidade [Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

2/7 – Introdução – Quem são vocês jovens? [Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

Acesse o link original desta pregação:

Vencendo “Este Mundo Tenebroso”

Ouça o audio:

Faça o download:

Vencendo “Este Mundo Tenebroso”

Anúncios

4 pensamentos sobre “O Maligno [Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

  1. Pingback: O “Mundo” [Vencendo "Este Mundo Tenebroso"] | André Anéas' Blog

  2. Pingback: Cobiça [Vencendo "Este Mundo Tenebroso"] | André Anéas' Blog

  3. Pingback: Mas… [Vencendo "Este Mundo Tenebroso"] | André Anéas' Blog

  4. Pingback: Conclusão [Vencendo "Este Mundo Tenebroso"] | André Anéas' Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s