O “Mundo” [Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (15)

mundo

João começa a falar sobre o amor a este mundo. Aquele que ama este mundo não possui o amor do Pai! O amor utilizado por João para o mundo é o mesmo amor utilizado de Deus para o homem. Ou seja, quem ama o mundo com o amor, que seria o mesmo amor de Deus, um amor que se entrega, na verdade o amor do Pai não está nele. Aquele que coloca em seu coração um amor por este mundo não é digno do amor de Deus! Trata-se de ideias contraditórias, mutualmente excludentes. Ou amo o mundo ou o amor do Pai está em nós.

Veremos o que seria este mundo:

João não quer dizer que as coisas criadas por Deus sejam ruins. A criação proclama Deus (Salmo 19 e Romanos 1). João quando diz mundo se dirige à aspectos mais profundos do que simplesmente o mundo físico. Trata-se, principalmente, de aspectos morais.

Ao separar mundo e “coisas que nele há”, imagino o sistema de mundo em que vivemos e aquilo que compõe este sistema. Sistema este debaixo do poder de Satanás.

1. Pensamento humanista

O sistema do mundo se voltou ao longo dos anos para o próprio homem. O importante é termos prazer, satisfazendo nossas vontades. O importante não é o próximo, o importante sou eu! Tudo se torna relativo. “Deus existe?”, “o diabo existe?”, “céu e inferno?”. Tudo depende do meu ponto de vista.

É ai que o homem se perde como sociedade, pois não é no homem que encontramos referenciais éticos para viver. Dependemos de um referencial externo, que vem de Deus. Ele é perfeito, nós imperfeitos. Ele é eterno, nós nascemos e morremos. Ele é santo, nós corruptos.

É fruto deste tipo de pensamento que o homem se torna seu próprio deus.

2. Injustiça

A Bíblia está repleta de profetas que denunciaram a injustiça social! É muito fácil perceber que a injustiça está enraizada no mundo. Não é somente na esfera política, mas no “jeitinho” também!

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado… – Salmos 15:1-4

O sistema em que estamos inseridos preza pela “vantagem”. Desde o topo da pirâmide social, até a base, as pessoas buscam tirar vantagens. No trânsito, fazendo um “gato” na energia, ou qualquer “rolo” que exista por ai.

Porém, são poucos os que mesmo saindo prejudicados se comprometem com uma vida fora do padrão mundano. Na maioria das vezes se procuram os “atalhos” da vida.

3. Guerra por poder

O poder consome os homens, todos o buscam! Em busca do poder, o homem ama o mundo, tirando benefício, vantagem do sistema instalado. Aquele que se encanta com uma vida dedicada a trabalhar, ganhar dinheiro, poder, usar as pessoas ao invés das coisas, pensando no próprio umbigo e se valendo da injustiça, certamente ama o mundo, e ama muito!

Quando observamos o mercado de trabalho, vemos muitas vezes a ganância, o poder, o lucro desonesto. Pessoas “puxando o tapete” das outras. Um ambiente de competitividade. O importante não é se sustentar, mas “conquistar o mundo”, passando por cima de quem for!

Talvez olhando para sua vida você pense que não ama o mundo. Mas, qual foi a última vez que escolheu não pensar em si mesmo? Ou sair prejudicado em prol de ser ético, correto para com você e seu próximo? Quantas vezes você se negou a abrir mão de poder para não ter a mentalidade do mundo?

Infelizmente, muitos hoje em dia amam o mundo. Amam o sistema!

André Anéas

[acompanhe esta série de posts sobre Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

1/7 – Introdução – Urgência e Prioridade: Eternidade [Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

2/7 – Introdução – Quem são vocês jovens? [Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

3/7 – O Maligno [Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

Acesse o link original desta pregação:

Vencendo “Este Mundo Tenebroso”

Ouça o audio:

Faça o download:

Vencendo “Este Mundo Tenebroso”

Anúncios

3 pensamentos sobre “O “Mundo” [Vencendo “Este Mundo Tenebroso”]

  1. Pingback: Cobiça [Vencendo "Este Mundo Tenebroso"] | André Anéas' Blog

  2. Pingback: Mas… [Vencendo "Este Mundo Tenebroso"] | André Anéas' Blog

  3. Pingback: Conclusão [Vencendo "Este Mundo Tenebroso"] | André Anéas' Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s