Páscoa – A visão de um gentio

desconhecidoA Morte

Hoje é o dia em que Cristo morre. Em que ele se lança voluntariamente para morte. Eu não o conheço. Tão pouco sei como é seu povo, sua cultura, sua família, sua religião, sua filosofia. Não sei absolutamente nada. Me considero apenas um espectador dos fatos. E este é um fato, no mínimo, intrigante.

Jesus é considerado rei dos judeus, seu povo. Mas, mesmo assim, eles clamaram pela libertação de um tal de Barrabás e pedem que Jesus seja crucificado! E o mais estranho: Jesus não se justifica, não se defende, não exige justiça! Será que ele é louco? Não consigo encontrar uma explicação razoável para tudo isto.

Traído por um de seus discípulos, ele ainda o chama de amigo! É levado por soldados após a traição. É abandonado por todos os seus “amigos”. É levado como criminoso. Aquele que curou os doentes, libertou vidas de diabos e “vestiu a camisa” dos pobres anda por um caminho de morte, dor e sofrimento.

Em meio as “cusparadas”, gozações e insultos dos soldados de Roma, é espetáculo para um povo religioso, que rejeita seu “rei”, e curiosos. Curiosos bárbaros e gregos. Gentios, como eu. Jesus de Nazaré, espetáculo para o mundo. Por que?

Em meio ao próprio sofrimento, aquele que se diz Filho de Deus, pergunta por seu pai. “Por que me desamparaste?”, grita da cruz. A dor não somente da crucificação. Mas a dor do filho abandonado. A dor do filho que possui um pai indiferente. Que dor! Que sofrimento!

Sua missão aparenta ser a morte mesmo. “Está consumado!”, grita novamente pregado na cruz! Consumado por que? Não sei. Sofre, sofre e sofre. Sente dor. E se submete a dor. Se entrega à ela. Agarra a cruz com sua vida. Sofre dor de morte. Guerreia com a morte. Luta com ela. Algo sem lógica, sem explicação.

Ele se vai. A esperança se vai com ele. Ninguém entende, muito menos eu. Terremotos, caos, mortos ganham vida e proclamam em favor de Jesus, dizem alguns!

Sabe quando se sente algo diferente no ar? Todos sabem. Todos podem sentir no ar, na terra. Algo mudou. Mudou a essência, a lógica, a filosofia, o jeito, o senso, o gosto, os sentidos. Mas não entendo. O que se consumou? O que aconteceu? O que ocorreu?

Sepultamento

Ele foi levado. Um homem rico lhe deu um lugar de honra entre os mortos.

Ali permaneceu, vigiado. Soldados, se revezam. Pedra enorme tampava seu túmulo.

Seus amigos? Escondidos. Medrosos.

O traidor? Não conseguiu lidar com o peso de sua consciência traidora. Não se entregou a morte. A morte lhe propôs uma solução. Para ele foi irrecusável.

O Deus deste Jesus é alguém que trabalha em favor daqueles que o amam, diz as sagradas letras do judeus. Estaria Deus trabalhando na morte deste Jesus de Nazaré? Ora, mas Deus não o havia abandonado? Perguntas que permanecem sem respostas.

Ouvi dizer que ele veio para o povo dele, mas eles o rejeitaram.

Ressurreição

No terceiro dia, mulheres conhecidas dele foram até o túmulo. E, misteriosamente, o corpo havia sumido! Nem soldados, nem as mulheres, nem ninguém sabia explicar.

Aparições de homens de branco, anunciam que o morto vive! Que o Jesus não é encontrado entre mortos, mas vivo ele está!

Na descrença dos discípulos, fala-se de uma aparição de Jesus. As marcas da crucificação dizem estar lá. Mas ele está diferente. Ultrapassa paredes!

Após alguns anos do ocorrido, muita movimentação no meio destes judeus, por conta dos seguidores do Jesus Ressuscitado, recebo maiores detalhes, muitas dúvidas são esclarecidas…

O Jesus ressuscitado, rejeitado por seu povo, não pensava só neles quando se abraça na morte na cruz. Não foi somente por judeus que este Jesus ressuscitou. Ouço falar, através de seus seguidores, que Deus deu uma missão para Jesus. Morrer pela humanidade! Morrer no lugar da humanidade.

Sofrer a dor, a punição, o sofrimento, o abandono do Pai, a traição, a humilhação. Tudo de uma vez. Tudo Nele. Toda maldade Nele. Toda maldição Nele! Toda ferida Nele. Toda retribuição pelo mal dos homens em um só homem: Jesus!

Eu não sou judeu. Eu não conheço suas tradições. Eu não sabia quem Jesus era. Ele nunca havia falado comigo. Nunca haviam falado Dele para mim antes. Sou um completo desconhecido. Pelo menos assim eu pensava.

Como poderia um justo morrer por um injusto? Pior ainda, um justo por um injusto desconhecido?

Sou injusto? Sim, sou. Não faço o bem quando posso. O mal, faço sem pensar. Meu coração é inclinado para amaldiçoar! Miserável homem que sou!

Ai vem este Jesus e morre por mim? Que injustiça! Que loucura! Está tudo fora do lugar, nada faz sentido! Este Jesus, que dizem ser Deus, morrer por mim? Morrer já contradiz toda lógica, mas por mim? Sou um desconhecido!

Após anos remoendo os acontecimentos, deixei esta suposta loucura para trás. Me rendi ao poder que há em Jesus!

Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. – 1 Coríntios 1:19-25

Sim. Ele pensou em mim. Eu experimentei Ele.

Sou feliz com Jesus, meu Senhor!

p/ André Anéas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s