Confiança no Espírito ou na carne? [Desqualificados!]


carne ou Espírito?Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. Cuidado com os “cães”, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança… [1-4a]

A principal preocupação do apóstolo Paulo é de que os filipenses fossem persuadidos a confiarem na “carne”. Ele tinha recebido notícias de que um grupo de judaizantes seguidores de Jesus queriam influenciar os gentios a seguirem práticas judaicas. Ao tratar deste assunto em outras cartas é comum a referencia à expressão “obras da Lei”. Não que Paulo desprezasse a Lei de Deus, afinal de contas ele chega a afirmar em Romanos que a Lei é boa. O grande problema do apóstolo no que se refere às “obras da Lei” são os elementos de fronteira, que eram evidências claras para comunidade judaica de quem era ou não de Deus. Estes elementos são citados muitas vezes: as regras alimentares, a guarda do sábado e, como tratado aqui neste texto de Filipenses, a circuncisão. Paulo não tinha problema algum que judeus continuassem a seguir estes preceitos, mesmo após se tornarem seguidores de Jesus. Isso não significa que eles criam que eram salvos pelas obras, pois não criam. Mas, existiam aspectos comumente aceitos para identificar um bom judeu do “nem tão bom assim”, semelhantemente ao que a igreja faz hoje para identificar externamente o crente bom do ruim. O grande problema para o apóstolo dos gentios era que estes judaizantes em Filipos queriam influenciar os gentios a seguirem estas práticas, tentando submete-los ao jugo da Lei (tradição), incluindo obstáculo para pura graça salvadora de Deus.

O que temos aqui nada mais é do que a “tradição”, o “costume” e a “religiosidade” servindo de fator decisivo para o destino eterno das pessoas. Existe uma transferência de confiança. Ao invés de se confiar em Deus, pela fé, no perdão de pecados, se confia na “carne”. Ou seja, naquele tipo de elemento externo, claro e de senso comum, que por sua vez depende do próprio adorador e não de Deus.

Paulo “pega pesado” com estes judaizantes. Os chama de “cães”. Um adjetivo muito pejorativo para época. Se percebe uma certa ironia por parte do apóstolo, pois “cães” era o nome dado pelos judeus aos gentios. Paulo usa a mesma expressão para se referenciar aos judeus. E mais do que isso, diz que eles são da “falsa circuncisão”. Literalmente ele está dizendo que a circuncisão deles não passa de uma mutilação feita no próprio corpo, sem valor algum! Imagina para um judeu o que representa estas palavras? Paulo sabia exatamente o que isto representava, afinal de contas, Paulo era judeu. Em Gálatas 5:12 Paulo chega a escrever que por ele este judeus deviam literalmente cortar os órgãos genitais! A circuncisão que não representava uma verdadeira mudança no coração, para Paulo, era algo inútil e não passava de um ritual sem sentido algum. Quando ele declara que “… embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança” fica claro que Paulo compreendia exatamente do que estava falando.

A preocupação com a segurança da igreja em Filipos se dava em razão destes “cães” a quem Paulo se refere. Paulo tem consciência de que os filipenses estavam vulneráveis a falsos mestre com seus falsos ensinos. Mas não se tratava de um ensino claramente herético, em que facilmente se identificava o erro. Se tratava de seguidores de Cristo, que estavam influenciando o rebanho para um caminho equivocado.

André Anéas

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