Introdução [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”]

Onde está você

Gênesis 3:1-9

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? “

Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim,

mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ “.

Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão!

Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”.

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?

Introdução

Algo fundamental para quem está ingressando na fé cristã e, inclusive, para quem não é novato na fé é conhecer quem é Deus. Quem Ele é? Como Ele pensa? Como Ele age? Qual a real intenção de Deus para com a humanidade? Obviamente, conhecê-lo de forma plena, enxergando-O face-a-face é algo impossível, pois sendo Ele Deus possui características muito mais elevadas do que as nossas, simples mortais. Entretanto, Ele se revelou para nós e se faz conhecer desde a criação.

Conforme o relato de Gênesis, Deus decide criar o mundo e o homem. E assim Ele o faz, por meio de Sua palavra. Dentre as coisas criadas o homem se destaca. O homem possui responsabilidade para com o mundo e para com Deus. Uma vez dotado de liberdade, Deus lhe dá uma ordem expressa de obediência, representada na proibição de comer do fruto da árvore do bem e do mal.

Conforme lemos em Gênesis 3:1-9, o homem acaba por desobedecer ao Senhor, pecando. E é neste momento da história da humanidade, no momento em que a criatura se rebela contra seu Criador, que podemos compreender, ao menos um pouco, o caráter de Deus e quais suas intenções conosco, meras criaturas.

Que momento mais oportuno para refletir sobre o caráter de Deus senão em sua primeira reação frente ao primeiro pecado da humanidade!

O que faríamos se, no lugar de Deus, tivéssemos criado o ser humano a nossa imagem e semelhança, lhe dado o mundo para ele governar, lhe dado a oportunidade de conviver conosco – Criador – e de manter um relacionamento com o único Deus, detentor de toda sabedoria e poder e, este ser humano, se rebelasse deliberadamente contra nós? Não é de se espantar que, no próprio ato de rebeldia, muitos de nós exerceríamos a justiça que nos seria devida e, muito provavelmente, eliminaríamos o homem da face da terra.

Como vemos no verso 9, Deus decide por perguntar ao homem: “onde está você?“. Aqui, temos alguns indícios de quem é o Deus do cristianismo. E é sobre os aspectos revelados na reação de Deus frente ao primeiro pecado humano que proponho uma reflexão.

Acompanhe esta série de posts!

André Anéas

Acesse o link original desta pregação:

“Onde está você?”

Ouça o audio:

Faça o download:

“Onde está você?”

Anúncios

4 pensamentos sobre “Introdução [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”]

  1. Pingback: Deus Não É Indiferente! [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”] | André Anéas' Blog

  2. Pingback: Deus Está Pronto para Perdoar [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”] | André Anéas' Blog

  3. Pingback: Deus Deseja um Relacionamento Íntimo com o Homem [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”] | André Anéas' Blog

  4. Pingback: Conclusão [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”] | André Anéas' Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s