Deus Deseja um Relacionamento Íntimo com o Homem [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”]

intimidadePor que Deus pergunta por Adão sendo que ele tinha desobedecido? Por que Deus não demonstra indiferença? Por que Deus tem um ação em prol do perdão e da reconciliação ao invés de acabar de vez com a raça humana caída?

Deus não é orgulhoso. Está sempre pronto a restabelecer a amizade com um filho. Deus queria e quer algo a mais de sua criação! Ele deseja um relacionamento íntimo com o homem! Isto explica o fato de Deus não ter abandonado sua criação envergonhada e escondida, mas ao contrário, ter demonstrado interesse para com eles, mesmo após o pecado.

A iniciativa de Deus não se resume simplesmente em perdoar e levá-lo para o céu. Trata-se de algo mais profundo. No que consiste este interesse de Deus em ter um relacionamento íntimo com o homem?

Nós temos dificuldades em receber de volta quem falhou conosco e reestabelecer uma relacionamento íntimo e verdadeiro…

Quando olhamos para nossos relacionamentos humanos e refletimos sobre eles, podemos nos perguntar: Quantos destes relacionamentos são realmente íntimos e não uma amizade superficial? Se formos sinceros para conosco, muitas vezes nossos relacionamento são superficiais e carecem de intimidade. Falta confiança, cumplicidade e deixar o orgulho de lado.

Quando somos íntimos de alguém não temos como esconder quem realmente somos. Diante da realidade da intimidade, ficamos sem máscaras. Na maioria das vezes queremos um relacionamento íntimo somente com quem não nos dá problemas, do contrário, ficamos com os relacionamento superficiais, pois exigem menos de nós.

A diferença entre um relacionamento íntimo e um superficial é a entrega de nós mesmos em prol desta relação. Em um relacionamento superficial não há interesse genuíno. Não há perdão verdadeiro. Ao contrário, em um relacionamento íntimo há doação, entrega, mutualidade de sentimentos. Em um relacionamento íntimo somos nós mesmos.

E principalmente, em um relacionamento íntimo a pessoa com quem nos relacionamos é importante para nós. Sua opinião, seus conselhos, sua ajuda, sua repreensão, seu apoio. Uma pessoas com quem nos relacionamos intimamente não é qualquer pessoa, mas alguém de valor, importante e influente em nossas vidas.

Deus não desiste de nós mesmo o homem lhe causando tamanha agressão (pecado)! Deus deseja um relacionamento íntimo com o homem!

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. – João 15:15

O mais fascinante de Deus é olhar para história humana e enxergar o ápice do perdão de Deus em Cristo Jesus! Deus entrega seu Filho amado para morrer em nosso favor! Deus chega ao ponto de agir de forma radical em prol de um relacionamento íntimo com o homem! Mesmo não sendo Ele quem errou é Ele quem toma a iniciativa e não somente perdoa, mas paga o preço do nosso erro! Em prol do que? De reestabelecer um relacionamento íntimo conosco! De nos fazer voltar aquele momento antes da queda no jardim, em que o homem tinha Deus em alta estima. Em que Deus era o melhor amigo do homem.

O clímax na história não é a queda, mas a pergunta “onde você está”, que é feita em alto e bom som na cruz do calvário, quando Deus diz para a humanidade “onde vocês estão, pois eu desejo um relacionamento com vocês!”

Ele deseja ser nosso amigo verdadeiro. Muito diferente de uma amizade superficial, Deus deseja que nós sejamos seus amigos! Nesta amizade íntima Deus nunca é indiferente a nós e sempre está pronto a nos perdoar! Ele sempre nos pergunta: “onde você está?”, independente do que tenha ocorrido!

Talvez sua vida tenha sido pautada em um relacionamento superficial com Deus. Um relacionamento de máscaras, sem exposição, em que pouco você tem aprendido e se deixado ser influenciado por quem Ele é. Um relacionamento envergonhado e, quem sabe, até teórico. Talvez você nem se ache digno de desfrutar de um relacionamento íntimo e pessoal com o Senhor.

Independente de sua situação Deus está pronto para estabelecer contigo um relacionamento íntimo! Ele não é indiferente a você e está pronto a te perdoar para vocês desfrutarem de comunhão plena através de Jesus!

André Anéas

Acompanhe esta série de posts!

1/5 – Introdução [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”]

2/5 – Deus Não É Indiferente! [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”]

3/5 – Deus Está Pronto para Perdoar [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”]

Acesse o link original desta pregação:

“Onde está você?”

Ouça o audio:

Faça o download:

“Onde está você?”

Anúncios

Um pensamento sobre “Deus Deseja um Relacionamento Íntimo com o Homem [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”]

  1. Pingback: Conclusão [“Qual a Real Intenção de Deus para com a Humanidade?”] | André Anéas' Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s