A Bíblia contém inúmeras histórias de gente como a gente. Gente que trabalha, que se diverte, que tem família, que busca um propósito, que possui vontades, sonhos e que faz planos para a vida. Porém, no enredo das histórias bíblicas, vemos um Deus que age na vida de pessoas, cujas vidas são drasticamente transformadas. Deus toca a história do homem e a história do homem muda. Ou, quem sabe, a história de Deus toca o homem e o homem muda.
Na Bíblia temos a história de Noé, que obedeceu a Deus e construiu uma arca devido ao grande dilúvio que viria. Abraão, que deixou seus parentes e cidade para trás e seguiu a orientação da voz de Deus. Temos Jacó, que, depois de ter brigado literalmente com o Anjo do Senhor, ficou coxo e passou a ser chamado de Israel. Existe o relato da história de Moisés, que enfrentou um grande desafio ao liderar o povo de Deus na saída do Egito em direção a terra prometida e nunca mais foi o mesmo Moisés que habitava na casa de Faraó. Um pouco mais adiante temos grandes histórias de profetas, como Isaías que viu o trono de Deus, Jeremias conhecido de Deus no ventre da mãe e o profeta Elias, que na dependência de Deus viu fogo descer do céu e consumir o altar para vergonha dos profetas de Baal.
Na nova aliança os exemplos continuam. João Batista, convicto de seu chamado prega no deserto, come gafanhotos com mel e veste roupa de camelo, além de desafiar toda classe religiosa de sua época. Pedro, Tiago, João e André não hesitaram em largar as redes de pesca e seguir Jesus. Mateus, o coletor de impostos, da mesma forma, ao ouvir o chamado de Jesus deixa seu trabalho e o segue. Isso sem falar no próprio Senhor Jesus, que não deixou sua obediência à voz de Deus de lado, mesmo que a orientação tenha sido a de morrer em uma cruz. O que dizer de Paulo? Depois de uma experiência com o Cristo ressurreto deixou de ser perseguidor da Igreja, deixou sua fama para trás e se tornou apóstolo fora do tempo, considerando tudo o que tinha antes como esterco quando comparado com o conhecimento da grandeza de Cristo.
Não posso me esquecer também dos que após um encontro com o Deus vivo chegaram ao ponto de serem mártires pela causa do Evangelho de Jesus. Muitos homens e mulheres deixaram muitas coisas para trás. Muitos pagaram um preço elevadíssimo por acreditarem completamente no Deus da Bíblia e seguirem as instruções Dele.
Os exemplos são muitos. Histórias de gente como a gente. Porém, gente que não viveu uma vida superficial na presença de Deus. Gente que não se limitou a ter as águas na canela, mas que desceu até as profundezas do que significa caminhar com Deus. Gente que viveu pela fé no Deus invisível. Gente que deixou muitas coisas para trás por Jesus.
Todos estes exemplos tem algo em comum. Ele viveram a vida com Deus para valer! Não estavam “namorando” uma religião. Ao contrário, se entregaram completamente a voz de Deus e ousaram servir ao Senhor que é santo, santo, santo.
Não quero dizer que a história destes homens foi sem falhas. Eles deram seus tropeços. Mesmo assim, se levantaram, foram corrigidos por Deus e continuaram perseverando até o fim, correndo a carreira da fé. Como Paulo, muitos poderiam ter dito:
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. – 2 Timóteo 4:7
Para mim, heróis da fé, pela graça de Deus.
Homens e mulheres que foram seguidores do Senhor para valer! O tema desta mensagem é “Ser Crente Pra Valer”. E para compreender as implicações de seguir a Jesus pra valer, gostaria de meditar no texto de Marcos 10:17-31, que nos conta a história de um homem, que se recusou a seguir Jesus devido as mudanças que aconteceriam em sua vida…
André Anéas
Acesse o link original desta pregação:
Ouça o audio:
Faça o download:
Pingback: O Homem Rico [Ser Crente Pra Valer!] | André Anéas' Blog
Pingback: Análise de Marcos 10:17-31 [Ser Crente Pra Valer!] | André Anéas' Blog
Pingback: Conclusão [Ser Crente Pra Valer!] | André Anéas' Blog