Análise de Marcos 10:17-31 [Ser Crente Pra Valer!]

caminho para o céuOs diálogos de Jesus com os homens são belíssimos. Sua maneira de colocar as frases, de tocar no íntimo, no mais profundo do coração humano, é única.

Alguns detalhes desta história gostaria de destacar. O primeiro deles está no verso 21:

Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”. – Marcos 10:21

Em primeiro lugar, merece destaque que Jesus o amou. Olhando para este detalhe penso que podemos imaginar o tom com que o Senhor falou as palavra seguintes. Jesus teve um sentimento profundo por este homem. Quem sabe o bom Mestre viu nele uma boa intenção. Entretanto, se achar “bom” o suficiente ou ter uma “boa” intenção para ter a vida eterna definitivamente não é o caminho, pois bom é somente Deus. Ele de fato tinha interesse em Jesus. Mas o amor de Jesus não é como nosso amor, que muitas vezes omite a verdade, oculta o que há de errado. A sinceridade e verdade contida nas palavras de Jesus eram e são a maior evidência de Seu amor por nós.

Em segundo lugar, Jesus lhe diz que faltava uma coisa, neste caso, vender os bens e dar ao pobres. Esta parte da resposta foi a que mais desagradou o homem, entristecendo-o e culminando na desistência dele em ter a vida eterna que Jesus promete. Jesus o amou e lhe disse a verdade. Jesus não procurou cativar mais um discípulo. Não procurou lhe falar palavras que agradassem os ouvidos. Muito pelo contrário, deixou claro que para se ter a vida eterna é necessário não ter nada superior a Ele. As riquezas deste homem era seu “calcanhar de Áquiles”. Jesus foi no mais íntimo deste pretendente a vida eterna e encontrou algo que este homem devia se desapegar para entrar no Reino de Deus.

Terceiro, segui-lo. Provavelmente o homem rico pouco se atentou a esta parte, pois fora a necessidade de deixar tudo o que tinha que lhe entristeceu. Mas devemos destacar que seguir a Jesus era uma das condições também. O que Jesus responde é que se trata de algo muito maior do que cumprir uma regra, mas seguir Jesus, viver com Ele, aprender Dele, beber da água que Ele fornece. O que exige esforço, dedicação, uma caminhada… Um verdadeiro discipulado.

Ser discípulo de Jesus é compreender que existem implicações nesta decisão. Seguir a Jesus é um caminho de autonegação, de sacrifícios, de tomar cada um a sua cruz e seguir o Mestre. O discurso do homem da história era mais ou menos este “não mato, não roubo, não prejudico ninguém…”. Mas, ele tinha algo que dominava seu coração, que gritava mais alto que sua sede por Deus e a vida eterna.

Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo?” – Marcos 10:26

Quando Jesus discorre sobre a dificuldade de um rico ser salvo, todos os discípulos ficam perplexos. É importante notar que Jesus chega a dizer que é muito difícil entrar no Reino de Deus. E de fato o é.

Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”. – Mateus 7:14

Ninguém melhor do que o Cristo para saber o alto preço que seria necessário se pagar para o homem entrar no Reino de Deus. Não é a toa que nos versos 32 a 34 Jesus chama os doze e lhes diz o que aconteceria com Ele.

A perplexidade dos discípulos fazia sentido. Como seria possível um homem ser salvo, sendo que nada poderia estar a cima de Jesus, inclusive as riquezas de alguém muito rico? A resposta de Cristo é que “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”. Glória a Deus! Existe um caminho!

A questão é que poucos querem confiar em Deus. O que faltou para o homem rico era depositar sua fé em Jesus e não nas riquezas. Deus iria fazer o impossível e salvá-lo, mas ele teria de entregar tudo por Jesus. Quem sabe o homem pensou no trabalho que deu ajuntar sua fortuna. Quem sabe ele pensou em seu futuro, em sua família, nos filhos. Quem sabe ele pensou em sua posição. Quem sabe ele pensou que Jesus estava exagerando, que não era por ai.

Fica claro que por ser impossível não há outro meio senão pela graça de Deus. É Deus quem salva! Entretanto, mesmo não sendo necessário realizar alguma obra para salvação, faz parte deste processo nos desarmarmos e nos humilhar diante Dele. Neste momento, em que nos desarmamos compreendemos que não somos nada, que não temos nada, que merecemos o inferno, que somos pecadores, que não temos mérito, que nada é nosso por direito e que sim, devemos entregar tudo e seguir a Jesus. Devemos entender que é necessário “ser crente pra valer” e que “ser crente pra valer” é deixar aquilo que nos resta e optarmos por seguir Jesus. O cristão deve ser aquele que não possui nada além de Jesus! Nada.

Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”. – Marcos 10:28

Pedro, como de costume, toma a frente e não hesita em dizer que eles tinham deixado tudo para seguir Jesus. A forma verbal de “deixamos” deixa claro que é uma ação no passado e definitiva. Pedro e os demais de fato deixaram tudo para trás. Sua estabilidade económica, empregos, casa e família. Tudo isto pois atenderam ao chamado de Jesus, seguindo-O. O impossível aconteceu para eles. Eles estavam caminhando com Jesus, aprendendo com o bom Mestre, se transformando, deixando o que lhes restava para trás em cada descoberta daquilo que precisam deixar de lado. Eles estavam vivendo pela fé…

Gosto muito do apóstolo Pedro. Vejo nele ousadia e sinceridade. Ele é um exemplo de quem mergulhou de cabeça no seguir a Jesus. Sei bem dos erros dele. Mas Jesus nunca disse que jamais um discípulo erraria. Ele negou a Cristo, mas foi privilegiado de ter uma conversa restaurado na praia com o Cristo ressurreto. Ele fora repreendido algumas vezes, mas não deixava nenhuma oportunidade passar. Ele não teve fé suficiente para andar muito tempo sobre as águas, mas um pouco ele andou.

Acredito que discípulos como Pedro são apreciados por Jesus. Gente como a gente, que está sujeito a falhas, que tem a fé abalada por uma tempestade, que precisa de repreensão, mas que quando vê Jesus não tem medo de se expor e de ousar andar sobre as águas! Gente que não tem medo de olhar a própria vida e deixar de lado aquilo que não é o desejo do Senhor para nós. Gente que quando Jesus diz, obedece. Gente que quando Jesus manda entregar algo, entrega. Gente que acredita em Jesus, conversa com Ele e que vive debaixo de Seu senhorio. Gente que por mais que tenham coisas, sabem que não passam de coisas e que não é o mais importante. Gente que não se apega as coisas do mundo, pois o maior amor está em Cristo.

Como Jesus finaliza nos versos 29 a 31, para estes que ousam entregar tudo e “ser crente pra valer” existe sim uma recompensa: receberão cem vezes mais aquilo que deixaram. Junto disso perseguição – nesta terra – e no futuro a vida eterna!

Mas o verso 31 nos revela que quem conhece o coração do homem é Deus. Aqueles que parecem os primeiros, podem ser os últimos. E os últimos serão os primeiro. “Ser crente pra valer” não é viver de aparência. Não é agradar aos homens. Não é parecer o que não é. Jesus exige de nós verdade. “Ser crente pra valer” é ser crente em primeiro lugar no interior e depois no exterior.

André Anéas

Acompanhe esta série de posts!

1/4 – Introdução [Ser Crente Pra Valer!]

2/4 – O Homem Rico [Ser Crente Pra Valer!]

Acesse o link original desta pregação:

Ser Crente Pra Valer!

Ouça o audio:

Faça o download:

Ser Crente Pra Valer

Anúncios

3 pensamentos sobre “Análise de Marcos 10:17-31 [Ser Crente Pra Valer!]

  1. Prezado Pr. fico feliz em poder estar recebendo essas mafravbilhoas mensgens para minha vida e meus estudos , Pt. gostaria de pedir um presente de uma dessas Biblias de Esgtudos, afirmo que ate mesmo uma usada resolve para minha vida e mesu estudos de teologia, pois confesso ao Sr. que estou aposentado e faco esse curso de teologiA a distancia, peco que me perdoe em lhe ocupar nesse pedido, afirmo ao Sr. que tambem fiz um pedido atraves do Facebook deste Site, amem, Favor enviar para meu endereco no RN, na Rua. Baia de MAdureira, 16. nova PArnamirimCidade de PArnamirim/RN. CEP. 59153-010. abracoss. amem. Jonan

    Date: Sun, 20 Mar 2016 19:00:48 +0000 To: jonangregorio@hotmail.com

    • Muito feliz por ver o irmão sendo alimentado!
      Infelizmente não possuo bíblia de estudo.
      Se o irmão procurar em alguma livraria com certeza irá encontrar uma grande variedade e diversos preços.
      Fique na paz!
      André

  2. Pingback: Conclusão [Ser Crente Pra Valer!] | André Anéas' Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s